
Congresso Mineiro de Gastronomia
28 a 30 de novembro de 2016
Hotel Mercure - Belo Horizonte - MG
O evento
O ambiente nunca esteve tão favorável para o desenvolvimento de ações e atividades voltadas para a valorização da gastronomia mineira. O reconhecimento por parte do governo de que Minas é o “Estado da Gastronomia” e a conseqüente criação de uma identidade visual para consolidar este domínio falam por si só.
Ainda no âmbito do governo estadual, a Secretaria de Turismo inclui no seu organograma uma Superintendência de Gastronomia com o objetivo normatizar, planejar e definir as prioridades do governo para o setor. Outro fator preponderante para o fortalecimento ainda maior da nossa gastronomia culminou com a criação da Frente da Gastronomia Mineira que congregou, em uma única entidade, dezenas de profissionais, empresários, órgãos públicos e entidades de classe, todos com um único propósito: valorizar a gastronomia mineira.

Para atender a crescente demanda por profissionais especializados surgiram nos últimos anos, em Minas Gerais, inúmeros cursos e faculdades de gastronomia. A típica culinária mineira que todos nos conhecemos, começa a dar lugar a uma gastronomia moderna, onde as palavras de ordem são inovação, tecnologia e sustentabilidade, entre outras. Chefs mineiros viajam o mundo inteiro em busca de novas tendências, descobrem novas técnicas, novos equipamentos, novos insumos e fazem uma releitura das tradicionais receitas de nossos antepassados.
Nunca se falou tanto em transferência de conhecimento, em ampliar as relações entre os diversos atores envolvidos no setor, e a questão da capacitação dos profissionais responsáveis pela gestão dos empreendimentos gastronômicos nunca esteve tão em alta.
Objetivos
-
Discutir a Gastronomia Mineira diante de fatores culturais, sociais, científicos, econômicos e políticos, compreendendo as diversas influências sofridas e impostas e o seu papel no mundo globalizado em que vivemos.
-
Compreender e identificar os ingredientes básicos utilizados na cozinha típica mineira e sua interface com ciências como nutrição, sociologia, antropologia, economia etc.
-
Discriminar ingredientes tradicionais de cada região e seus termos técnicos, observando as possibilidades de criação e inovação com bases nas técnicas clássicas e contemporâneas.
-
Fornecer conhecimentos indispensáveis para o contato e o desenvolvimento da gastronomia mineira, importantes para a inserção profissional do cozinheiro no mercado de trabalho.
-
Conhecer e acompanhar as tendências nacionais e internacionais em gastronomia.

Temário
-
A Gastronomia Mineira e o Século XXI
-
Importância e perspectivas para a Frente da Gastronomia Mineira
-
O impacto da gastronomia no crescimento sustentável do Turismo
-
Minas Gerais: O Estado da Gastronomia. Planos e estratégias do Governo
-
O Potencial da culinária regional para atração de turistas
-
Formação profissional e mercado de trabalho
-
Tecnologia e inovação como fator de preservação da qualidade
-
Produtor Rural – Fonte inesgotável de insumos
-
A missão do Chef de cozinha na gastronomia contemporânea
-
Os olhos do Brasil para a Gastronomia Mineira
-
O Futuro da Gastronomia Mineira